Datas

Datas Comemorativas

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

A fé Católica se tornou presente no nosso país desde o processo de Colonização, tornando comum que datas relacionadas a religião sejam ainda hoje comemoradas, como é o caso do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Abaixo, conheça melhor sobre ele:

 

Qual o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes?

Em 2 de Fevereiro de cada ano, é celebrado o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, data que é reconhecida por todo o país mas, ainda assim, não se trata de um feriado nacional. Contudo, consta como feriado em algumas cidades específicas, a exemplo da capital gaúcha, Porto Alegre.

Inclusive, a Santa é a Padroeira da mesma cidade, onde ocorre nessa data uma marcante procissão em que fiéis carregam a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no sentido do Porto de Pelotas, sempre em meio a muitos pedidos e fé.

 

História de Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes, que ganhou esse nome por conta das Grandes Navegações realizadas por nações como Portugal e Espanha, representa também a figura de Maria, mãe de Jesus, que em certos casos também era nomeada como Estrela do Mar.

Assim, ela seria justamente a estrela responsável por guiar os marinheiros até um local de segurança, um porto no qual pudessem estar bem diante de possíveis tribulações do mar, se tornando também muito querida por aqueles que realizam trabalhos nesse espaço, como pescadores e marinheiros.

 

Sincretismo religioso

O Sincretismo religioso faz parte da História do nosso país, fundado a partir de aspectos culturais tão distintos. Assim, não seria diferente quando nos referimos a Nossa Senhora dos Navegantes, que para as religiões de matriz africana é Iemanjá.

Isso acontecia ainda durante o período escravocrata, onde os africanos não podiam cultuar aos seus deuses e utilizam de imagens católicas para fazer menção a eles, tornando essa ligação comum ainda nos dias atuais. Inclusive, também em 2 de Fevereiro, em Salvador, muitas pessoas vão à praia do bairro do Rio vermelho lançar ao mar oferendas a Iemanjá, Orixá das águas salgadas.

Em: Homenagens,
2022.08.15